quarta-feira, 6 de março de 2013

Manisfestantes feministas na USP


QUEM?
Grupo de manifestantes feministas que fazem protestos contra evento "machista" na USP desde 2005 e alunos de diversos cursos que organizam e participam do evento, o Miss Bixete.

QUANDO?
No dia 26 de fevereiro, durante a realização do Miss Bixete dentro de uma festa na Universidade de São Paulo.
Os protestos por parte das feministas acontecem desde 2005, mas organizadores do "concurso" afirmam que ele ocorre há mais de 30 anos. 


O QUÊ?
Enquanto protestavam contra um dos trotes aplicados às calouras da USP, chamado de Miss Bixete, manifestantes feministas foram hostilizadas pelos alunos (homens, obviamente) responsáveis pelo "concurso".
O Miss Bixete consiste em um concurso de beleza onde as universitárias recém-chegadas devem desfilar diante dos veteranos e atender aos seus pedidos.
No dia 26, durante o protesto contra o "concurso de beleza", manifestantes feministas foram hostilizadas por alunos participantes e organizadores do Miss Bixete. As feministas sofreram constrangimento quando dois alunos não-identificados, no intuito de acuar as manifestantes, ficaram pelados dentro do campus e simularam sexo com uma boneca inflável. A Universidade está apurando o caso e promete punir os envolvidos.

POR QUÊ?

As feministas afirmam que o concurso é machista por colocar as calouras em situações constrangedoras e também afirmam que várias das novatas participam da dita "brincadeira" por livre e espontânea pressão. Essas manifestantes tentam acabar com o Miss Bixete através de protestos há vários anos.

PARA ENTENDER AINDA MELHOR, LEIA:

Um comentário:

Anônimo disse...

Não é bem que "devem desfilar diante dos veteranos e atender aos seus pedidos", participam os bixos e bixetes que querem participar, apenas. As bixetes não são obrigadas a participar e, caso participem, não precisam atender aos pedidos dos veteranos.

Mas muito bom o post, resumiu bem e as aspas foram muito bem colocadas hauahuahuaha parabéns continuem assim.