segunda-feira, 4 de março de 2013

Cura da Aids em criança americana

QUEM?
Uma menina de dois anos, em Mississipi - EUA, que nasceu soropositiva, pode ter sido completamente curada do vírus HIV.

O QUÊ?
A paciente, que nasceu em julho de 2010, foi submetida à drogas antivirais nas primeiras 30 horas de vida e continuou o tratamento por mais 18 meses. E agora, após cerca de 10 meses desde fim do tratamento, a menina já não tem mais níveis detectáveis do vírus HIV em seu corpo.

COMO?
O bebê, logo em suas primeiras horas de vida, foi tratado com um coquetel de remédios que resultou no quase desaparecimento do vírus em seu corpo. Em adultos, o tratamento correto também faz com que o nível seja reduzido, mas basta a suspensão dos medicamentos para que o vírus volte a se manifestar, já que ele continua alojado em algumas partes do organismo adulto. O recém-nascido por ainda não ter todo seu organismo formado, dificulta a instalação do HIV no corpo. Por isso, essa "descoberta" não significa muito para a cura em adultos, mas é um grande avanço quanto a cura da Aids em crianças.

É INTERESSANTE SABER QUE:
Esse caso, se for comprovado, será o segundo em toda a história em que um humano se livrou do vírus da Aids. O primeiro ocorreu com o americano Timothy Brown, que ao passar por um tratamento contra a leucemia, recebeu células-tronco de um doador imune ao HIV e assim se curou completamente da doença.

Nenhum comentário: