segunda-feira, 18 de março de 2013

Exumação do corpo de Dom Pedro I

QUEM?
A arqueóloga e historiadora Valdirene do Carmo Ambiel e os corpos do primeiro imperador do Brasil, Dom Pedro I e suas duas mulheres, Dona Leopoldina e Dona Amélia.

O QUÊ?
Os restos mortais de Dom Pedro I, Dona Amélia e Dona Leopoldina foram exumados -ou seja, retirados de suas sepulturas para serem estudados e examinados- e as descobertas foram divulgadas durante a defesa do trabalho de mestrado da historiadora Valdirene Ambiel.

E AÍ?
Nos estudos, foi descoberto por exemplo, que o imperador tinha quatro costelas quebradas, devido duas quedas de cavalo. Outra surpresa, foi que Dona Amélia, segunda mulher de Dom Pedro está mumificada. Os cientistas acreditam que isso se deve ao fato de que o velório teria de durar três dias e por isso ela precisou passar por esse procedimento de mumificação.
A pesquisa ainda vai continuar por um bom tempo, e acredita-se que será possível reconstituir a aparência e talvez até mesmo o timbre de voz do imperador. Segundo um professor da USP, existem programas que se aproximam da voz apenas pela amplitude do tórax e das fossas nasais do indivíduo. Ele ainda diz que mesmo com dificuldade, há a possibilidade de reproduzir o grito da Independência com o uso desses programas.

LEIA MAIS:
Pesquisadora quer analisar o coração de Dom Pedro I
Exumação da família real traz revelações para História do Brasil

Nenhum comentário: