terça-feira, 12 de março de 2013

Coreia do Norte quebra acordo de cessar-fogo

QUEM?
A Coreia do Norte, país de governo comunista e um dos únicos cuja economia é completamente planejada pelo governo e controlada pelo Estado, além de possuir acordos e ligações tanto comerciais quanto diplomáticas com a China, que por sua vez é o país inimigo número 1 dos EUA em questões econômicas.
A Coreia do Sul, que pode ser o primeiro país a sofrer bombardeios em caso de ataque nuclear norte-coreano, possui relações diplomáticas com os EUA.

O QUÊ?
Desde segunda-feira, 11 de março, quando a Coreia do Norte fez o anúncio oficial, não existe mais o acordo de cessar-fogo entre Coreia do Sul e do Norte.
O país também afirma que já possui o primeiro alvo estabelecido, em caso de guerra - uma ilha  sul-coreana que fica na fronteira entre os dois países; "Vamos riscá-la do mapa".

QUANDO?
O acordo estava estabelecido desde 1953, ano em que este encerrou a guerra entre os dois países, e apesar de não ter sido violado (ainda), a Coreia do Norte afirma que ele não existe mais desde segunda-feira.

POR QUÊ?
A Coreia do Norte já concluiu três testes com bombas nucleares em sete anos. O primeiro em 2006, o segundo em maio de 2009 e o terceiro neste ano de 2013.
Suas ameaças à sua vizinha do Sul estão agora mais fortes depois do início da manobra militar chamada Key Resolve. Essa manobra consiste em um teste militar anual onde 10 mil soldados sul-coreanos e 3.500 americanos, além de um porta-aviões e de caças de combate, serão combinados com as manobras Foal Eagle, que as forças de ambos os países mantem em curso desde o dia 1º de março.
O governo de Seul (Coreia do Sul) e de Washington (EUA) garantem que o Key Resolve é um teste com objetivo defensivo; porém Pyongyang (Coreia do Norte) as considera como testes para uma possível invasão do território norte-coreano.

E AÍ?
As implicações de um ataque da Coreia do Norte à qualquer lugar do mundo são imensuráveis. É sempre bom lembrar que a Coreia do Norte possui ligação com a China, e a Coreia do Sul, com os EUA.
Além disso, o fato de o cessar-fogo já não existir deixa uma falha na paz entre ambas as Coreias. Isso significaria que o governo norte-coreano pode atacar a qualquer momento, ainda mais considerando que se sente ameaçado com manobras ditas defensivas por parte da Coreia do Sul e EUA.

LEIA TAMBÉM:
Coreia do Norte anuncia primeiro alvo em caso de guerra
Relator das Nações Unidas acusa Coreia do Norte de crimes contra a humanidade
Key Resolve (inglês)
Nenhum 'rastro' é encontrado após teste nuclear norte-coreano

Nenhum comentário: