quarta-feira, 13 de março de 2013

Jorge Mario Bergoglio é eleito o novo Papa

QUEM?
O argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos foi eleito o novo Papa. Nascido em Buenos Aires, ele é o primeiro Papa jesuíta e latino-americano na história. Ele adotou o nome de Francisco I, e isso na opinião de muitos religiosos é muito significativo, já que São Francisco é dentro e fora da Igreja, o santo mais querido.

O QUÊ?
Hoje, às 15h10 no horário de Brasília, foi anunciado por meio da fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina que um novo Papa havia sido eleito.

COMO FOI?
Cerca de uma hora após o anúncio, foi revelada a identidade do novo líder da Igreja Católica: o cardeal Jorge Bergoglio, um argentino, de origem humilde e que leva uma vida discreta. Jorge, que não mais atende por esse nome, e sim por Francisco, inédito para um pontífice, pediu aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro que junto dele orassem pelo papa Emérito Bento XVI e também por ele. Ao final, deu a bênção urbi et orbi - à Roma e ao mundo.

E A POLÊMICA?
Em 2010, após a aprovação da lei que permite o casamento homossexual, Bergoglio declarou "Não sejamos ingênuos: não se trata de uma simples luta política; é a pretensão destrutiva ao plano de Deus". Essa declaração perturbou Cristina Kirchner e complicou a relação entre o governo argentino e o atual Papa. Ele também se opõe a lei de identidade de gênero -que permite travestis e transsexuais se registrarem com o sexo escolhido-, ao aborto e à eutanásia. Ao mesmo tempo, tem um grande cuidado e atenção com os portadores do vírus HIV, por exemplo, em 2001, visitou um hospital e lavou e beijou os pés de pacientes soropositivos. 


SAIBA MAIS:
Buenos Aires tem gritos de 'viva o Papa' e vigília na Catedral
O primeiro Papa jesuíta e representante das Américas
Veja o perfil do argentino Jose Mario Bergoglio

Nenhum comentário: