sexta-feira, 10 de maio de 2013

Roberto Azevêdo vai comandar a OMC

QUEM?
Roberto Azevêdo é um diplomata brasileiro, nascido em Salvador, que representa o país na OMC desde 2008. Ele foi eleito o novo diretor-geral da organização nessa quarta-feira, dia 8 de maio, mas só tomará posse em setembro de 2013. É também o primeiro brasileiro a ocupar um cargo tão importante em organismos internacionais.

O QUE É OMC?
É a sigla para Organização Mundial do Comércio, o maior órgão do comércio internacional. Ela funciona como uma mediadora de relações comerciais entre países, ou seja, ela deve lidar com negociações de acordos comerciais entre governos, ajustes de tarifas e taxas de importação que acabam sendo barreiras comerciais e ainda prestar assistência a países com a economia em desenvolvimento.

COMO FUNCIONOU A ELEIÇÃO?
Cento e cinquenta e nove países tinham que votar entre nove primeiros candidatos, dos quais dois foram escolhidos como finalistas: Roberto Azevêdo e Hermínio Blanco, mexicano considerado o candidato dos países ricos.

É INTERESSANTE SABER QUE:
O brasileiro não contou com o apoio dos Estados Unidos, nem da União Europeia e quem realmente fez a diferença na votação foram os países pertencentes à BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Outro detalhe importante que foi levado em conta para a escolha do candidato, é o fato dele possuir grande habilidade em negociação e diálogo, além de ter mais de 15 anos em experiências com comércio internacional.

LEIA MAIS:
Dilma agradece apoio à eleição de Roberto Azevêdo para a OMC
Roberto Azevêdo vence eleição e vai comandar a OMC até 2017
Embaixador Roberto Azevêdo afirma que OMC vive momento crítico

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns! Abordou de maneira clara e objetiva a importância do cargo e da escolha de um representante dos países em desenvolvimento, além disso, é brasileiro e hábil negociador.