sexta-feira, 17 de maio de 2013

Angelina Jolie retira mamas para evitar câncer

QUEM?
A atriz hollywoodiana Angelina Jolie, 37, conhecida não só por seus trabalhos como atriz, mas também por participar de todo tipo de projetos sociais ao redor do mundo. 

O QUÊ?
A atriz fez uma mastectomia dupla, ou seja, retirou as duas mamas.

POR QUÊ?
Angelina revelou, num artigo do The New York Times, ter feito as duas operações para reduzir suas chances de desenvolver câncer de mama. Contou ainda que decidiu operar assim que descobriu ser portadora da mutação no gene BRCA1, responsável por desenvolvimento de câncer de mama e nos ovários. Angelina disse ainda que seu histórico familiar a ajudou a tomar a decisão; sua mãe, Marcheline Bertrand, morreu de câncer nos ovários em 2007, aos 56 anos. 

QUANDO?
A revelação sobre as cirurgias foi feito neste segunda-feira, 14, mas as operações foram iniciadas em 2 de fevereiro deste ano.

MAS, VIU... PRECISAVA MESMO?
Os médicos de Angelina afirmaram que a atriz tinha 87% de chances de desenvolver câncer de mama e 50% de desenvolver o câncer nos ovários. Além disso, existem estudos que mostram que cânceres desenvolvidos por causas genéticas não são raros; cerca de 10% de todos os casos. Desses casos hereditários, mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 são responsáveis por 70%. 
Com as mutações, o risco de ter o câncer de mama durante a vida varia entre 40% e 90%, enquanto na população geral, esse risco gira em torno de 5%. 
A cirurgia reduziu o risco de Angelina desenvolver o câncer em 82%. Agora, a atriz considera a possibilidade de retirar os ovários para evitar desenvolver outro câncer. 

PARA ENTENDER AINDA MELHOR, LEIA:

Nenhum comentário: