sexta-feira, 12 de abril de 2013

Morte de Robert Edwards

QUEM?
Robert Edwards foi um pesquisador britânico, ganhador do Prêmio Nobel de Medicina em 2010 e o primeiro a desenvolver a técnica de fertilização in vitro. Ele começou suas pesquisas sobre fertilização em meados de 1950 e em 1968 já podia reproduzir a fertilização de um óvulo em laboratório. Mas foi em 1978, juntamente com o doutor Patrick Steptoe, que suas pesquisas foram colocadas em prática com o nascimento do primeiro bebê de proveta da história, a menina britânica Louise Brown.

O QUÊ?
A Universidade de Cambridge, a qual era vinculado, divulgou ontem, dia 10 de abril, que Edwards faleceu tranquilamente após ter passado muito tempo doente.

O QUE É E COMO FUNCIONA A FERTILIZAÇÃO IN VITRO?
A FIV é uma técnica de reprodução assistida, ou seja, é uma forma de reprodução em que o bebê é gerado fora do útero. Ela consiste em retirar o óvulo da mulher e coletar esperma do homem, fecundar os dois em laboratório e depois, implantar os embriões no útero da mulher.

A PESQUISA DE ROBERT E SEUS 'BEBÊS DE PROVETA':
Depois da primeira bem-sucedida experiência de fertilização in vitro, Edwards e Steptoe fundaram juntos em Cambridge, na Inglaterra, a Bourn Hall, a primeira clínica de inseminação artificial do mundo, onde continuaram a trabalhar e aprimorar o procedimento de fertilização em mais de 10 mil bebês reproduzidos na clínica desde então.
Na época, o trabalho do pesquisador e do médico foi muito criticado e bem polêmico. Principalmente a Igreja se opunha à esse tipo de prática e a sociedade ainda estranhava e criticava a descoberta. Hoje, o procedimento se tornou comum e mais de 4 milhões de crianças nasceram através dele.
Edwards queria com seus estudos ajudar principalmente os casais a construírem famílias, já que ele mesmo considerava que "Nada é mais precioso do que um filho".


LEIA MAIS SOBRE EDWARDS:
Morre britânico Robert Edwards, pai do 'bebê de proveta'
Morre aos 87 anos Robert Edwards, pioneiro da fertilização in vitro

Nenhum comentário: