segunda-feira, 8 de abril de 2013

Margareth Thatcher

QUEM?
Margareth Hilda Thatcher foi uma política britânica nascida em Lincolnshire em 13 de outubro de 1925, na Inglaterra. A baronesa Thatcher foi primeira-ministra britânica no período de 1979 à 1990.
Formada em ciências químicas e mais tarde, em Direito, Margareth era casada e mãe de gêmeos; possuía um título vitalício de pariato (sistema de títulos da aristocracia; título de nobreza) como Baronesa Thatcher de Kesteven, que lhe permitia ocupar um lugar na Câmara dos Lordes, que é a câmara do parlamento do Reino Unido.
Thatcher era chamada também de Dama de Ferro, apelido dado pelos líderes soviéticos, mas que refletia muito bem a personalidade e a vida de Margareth; sobrevivera à uma tentativa de assassinato em 1984, tinha oposição dura aos sindicatos e forte crítica à União Soviética.

O QUÊ?
Como foi anunciado no Twitter pelo atual primeiro-ministro britânico, David Cameron, "Perdemos uma grande líder, uma grande ministra e uma grande britânica". A Dama de Ferro morreu hoje, 8 de abril, logo pela manhã. Seus filhos, Mark e Carol Thatcher, anunciaram que a mãe "morreu em paz" pela manhã, vítima de um derrame.

THATCHER E O LIBERALISMO
A líder britânica morreu mas deixou seu papel muito bem marcado na história da política mundial: líder da revolução liberal. Na década de 80, a Dama de Ferro desmontou programas sociais falidos, privatizou estatais que gastavam demais, diminuiu impostos, cortou gastos públicos, acabou com a paralisia da economia britânica e espalhou-se pelo mundo.

A DAMA DE FERRO!
Em 2012, Thatcher foi eternizada no filme A Dama de Ferro; estrelado por Meryl Streep, vencedora do Oscar de melhor atriz, o filme também recebeu o Oscar de Melhor Maquiagem. O foco principal do filme, além da história comovente de como Margareth venceu as barreiras do gênero para se destacar num mundo político dominado pelos homens, é a Guerra das Malvinas de 1984, quando a Inglaterra declarou guerra à Argentina.

MAIS NOTÍCIAS SOBRE THATCHER:
Morre, aos 87 anos, Margareth Thatcher
Morre Margareth Thatcher, ícone de ferro do liberalismo
Grã-Bretanha perde 'grande líder' em Thatcher, diz premiê Cameron
Um ano antes de sua morte, Thatcher foi eternizada em filme

Nenhum comentário: