quinta-feira, 4 de abril de 2013

Especial: Joseph Kony e Kony 2012

QUEM?
Joseph Kony tem entre 50 e 51 anos, e está entre os 10 homens mais procurados no mundo pela lista da Corte Penal Internacional. Por quê? Por ser o chefe da L.R.A., que significa Lord's Resistence Army: Exército de Resistência do Senhor.

O QUE É O L.R.A. E O QUE ELE QUER FAZER?
O Exército de Resistência do Senhor é um grupo militar teocrático formado em 1987 no norte da Uganda.  Desde então, está em um conflito ininterrupto com o governo da Uganda, e se tornou um dos confrontos mais longos da África. Seu líder, Joseph Kony, se proclama "porta-voz" de Deus e do Espírito Santo. O propósito de Kony é instaurar na Uganda um governo teocrático baseado no cristianismo apocalíptico e influenciado por uma mistura de misticismo e religião (Acholi) tradicional. 

QUEM LUTA PELO L.R.A.?
Joseph Kony não formou sua resistência com homens, mas com crianças. Kony "abduz", ou seja, rapta crianças ugandeses; os meninos são ensinados a usar armas, forçados a lutar e matar por Kony, enquanto as meninas se tornam escravas sexuais tanto de Joseph quanto de seus companheiros. Estas crianças são conhecidas como Crianças Invisíveis, e é desse nome que veio a ONG Invisible Children.

O QUE KONY CAUSOU?
Os movimentos de Kony em busca do controle do governo ugandês já obrigaram mais de 2 milhões de pessoas a se deslocarem nos quatro países envolvidos: República Democrática do Congo, República Centro-Africana, Sudão do Sul e a própria Uganda. A ONU diz ainda que existem cerca de 450 mil pessoas refugiadas em função dos ataques da L.R.A.. Além disso, Kony é responsável por incontáveis assassinatos, mutilações e sequestros (abduções).

E POR QUE FALAR SOBRE ISSO AGORA?
Os EUA estão oferecendo US$5 milhões por informações que levem à prisão de Joseph Kony. A Uganda suspendeu, depois de quase duas décadas desde a criação de seu exército e sete anos desde que ele foi condenado pela Corte Penal Internacional, as buscas por Kony. Agora, os EUA querem encontrá-lo e finalmente aplicar sua condenação - Kony e seus companheiros são acusados de crimes de guerra e crimes contra a humanidade. 

O QUE FAZER? QUEM É INVISIBLE CHILDREN?
Um projeto conhecido por Kony 2012 explodiu entre março e junho do ano passado. Uma ONG chamada Invisible Children chamou a atenção de pessoas pelo mundo todo com um vídeo (abaixo) feito pela ONG cujo objetivo é falar sobre o que Kony faz, especialmente na Uganda, encontrá-lo e libertar as crianças. Tudo isso através de doações e uma campanha mundial, cujo objetivo é fazer com que Joseph Kony e a história das crianças invisíveis seja conhecida; de acordo com os números apresentados no vídeo, mais de 90% da população mundial não conhecia nem Kony nem as crianças invisíveis.

O QUE A INVISIBLE CHILDREN CONSEGUIU FAZER?
O projeto conseguiu chegar até as autoridades norte-americanas e inclusive até o presidente, Barack Obama, que em 2011 autorizou cem elementos das forças especiais a irem para a região de conflito como conselheiros militares. Todos os quatro países envolvidos também colaboram, enviando de 200 a 350 soldados para as áreas mais críticas de conflito. 

SAIBA MAIS SOBRE JOSEPHO KONY E SOBRE O PROJETO KONY 2012:

O SITE:
Invisible Children (inglês)

ASSISTA O VÍDEO DO PROJETO KONY 2012 (inglês):

                                     

                                      


Nenhum comentário: