terça-feira, 16 de abril de 2013

Eleições na Venezuela

QUEM?
O recém-eleito presidente da Venezuela e ex-vice do falecido Hugo Chávez, Nicolas Maduro, e a oposição liderada por seu concorrente, Henrique Capriles.

O QUÊ?
As eleições ocorridas na Venezuela tiveram um resultado apertado, o que possibilitou questionamento por parte da oposição e da comunidade internacional: Maduro venceu com 50,75% dos votos, enquanto Capriles recebeu 48,97%. Com essa diferença de pouco mais de 260.000 votos, o que é mínimo quando falando dos quase 29 milhões de habitantes do país, a eleição abriu a brecha para suspeitas e sem perder tempo, Capriles pediu a recontagem de votos, negada pelo Poder Eleitoral, que é comandado por maioria chavista.


QUANDO?
Maduro foi anunciado como presidente eleito ontem, segunda-feira, 15 de abril, apesar de inúmeros protestos e do pedido imediato de recontagem de votos por parte da oposição. Na tarde do mesmo dia, Capriles ainda convocou os venezuelanos não-chavistas a se reunirem e organizarem na esperança de que o Poder Eleitoral deferisse o pedido e liberasse a recontagem de votos.

E O QUE ACONTECEU?
Pelo menos quatro pessoas morreram em manifestações contra a eleição de Maduro. Duas mortes no Estado de Miranda, uma em Zulia e outra em Táchira. Todos estes estados são redutos de oposição ao chavismo.

E O BRASIL...?
O Partido dos Trabalhadores (PT) publicou uma nota ainda no dia 15, dizendo reconhecer Maduro como presidente eleito e diz ainda "Conte conosco, Companheiro Presidente, para dar prosseguimento ao processo iniciado com a eleição de Hugo Chavez em 1998 e agora continuado por tua vitória".

PARA SE MANTER AINDA MAIS INFORMADO:
Governo e oposição convocam manifestações após eleição na Venezuela
Governo diz que conflitos pós-eleição mataram 4
Maduro é proclamado presidente eleito da Venezuela; opositores protestam

Nenhum comentário: