quarta-feira, 24 de abril de 2013

Aprovação do casamento gay e ataques homofóbicos na França

O QUÊ?
O Parlamento francês aprovou o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e também a adoção de crianças por esses casais. A lei foi aprovada com 331 votos a favor e 225 votos contra.

QUANDO?
A lei foi aprovada ontem, terça-feira, 23 de abril na Assembléia Nacional Francesa.

E AÍ?
Desde que o projeto de lei foi apresentado, o país se dividiu em dois grupos e protestos têm sido realizados por toda a França, contra e a favor do casamento homossexual. No dia anterior à votação, o presidente da Assembléia Nacional, Claude Bartolone, foi ameaçado com uma carta contendo pólvora e que o alertava sobre as consequências da legalização da união homoafetiva.
Durante os últimos meses, milhares de casos de violência contra homossexuais foram relatados e após a aprovação do projeto de lei a situação tende a piorar. Organizadores de movimentos contrários à nova lei declararam que não vão desistir de lutar para que a lei seja revogada e que já organizaram uma grande manifestação que irá ocorrer em Paris, no dia 26 de maio.

É INTERESSANTE SABER QUE:
A França foi o 14º país a aprovar o casamento gay no mundo, ficando atrás de países como Argentina, África do Sul, Portugal e Uruguai.

LEIA MAIS:
Presidente da câmara francesa é ameaçado sobre casamento gay
Ataques homofóbicos expõem divisão sobre casamento gay na França

Nenhum comentário: