sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Estatuto da Família

O QUÊ? 
O projeto de lei 6.583 de 2013 foi aprovado pela Comissão Especial sobre o Estatuto da Família.

QUANDO?
A votação ocorreu na tarde da quinta-feira, dia 24 de setembro de 2015.

COMO?
Para agilizar a tramitação do PL (projeto de lei), o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, criou nesse ano a Comissão Especial sobre o Estatuto da Família. Dos 22 deputados que a formam, 17 votaram favoravelmente à aprovação do projeto e somente 5 foram contrários à decisão.

O QUE É UM ESTATUTO?
É um conjunto de normas que se equipara às leis e que para ser válido não deve ferir a Constituição.

O QUE MUDA?
Esse estatuto reconhece como "família" somente a união entre homem e mulher, ou somente um dos pais e seus descendentes. Ou seja, não considera válida a união homoafetiva.
Caso seja aprovado em todas as instâncias legislativas, direitos como casamento, pensão e adoção de crianças serão impedidos para casais homossexuais.

E AÍ? 
A aprovação na Comissão Especial não quer dizer que o estatuto já é válido. A discussão ainda deve seguir para discussão em outras instâncias do Poder Legislativo. O resultado da votação (17 votos favoráveis a 5 contrários) possibilita que o projeto vá direto para discussão no Senado, sem ter que passar pela Câmara dos Deputados. É importante ressaltar que é possível pedir a discussão do PL no plenário, desde que 10% dos deputados federais protocolem um pedido de análise e votação do projeto.

É INTERESSANTE SABER: 
-Desde 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), determinou através de uma resolução que todos os cartórios em território brasileiro estavam autorizados a realizarem casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo, mas ainda não existe uma lei federal que assegure esse direito aos homossexuais.

LEIA MAIS:
Estatuto que define família como união entre homem e mulher avança na Câmara
Comissão aprova definição de família como união entre homem e mulher (com vídeo)
"Brasil vai à idade das Trevas ao excluir gays do Estatuto da Família"
Estatuto da Família afugenta casais homossexuais da fila de adoção
Curta-metragem "#NossaFamíliaExiste"
PL 6583/13 na íntegra

Nenhum comentário: