quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Eleições na Itália

QUEM?
O grupo de Direita, liderado pelo famoso ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi;
vs. 
O grupo de Esquerda, composto pela Esquerda, Ecologia e Liberdade (partido italiano) e liderado pelo ex-comunista Pier Luigi Bersani, do Partido Democrático (PD).


O QUÊ?
As eleições italianas foram convocadas três meses antes do previsto; isso ocorreu logo depois que o Partido Novo da Liberdade, de Berlusconi, retirou seu apoio ao governo tecnocrata de Mario Monti, primeiro-ministro interino da Itália.


POR QUÊ?
A Itália está vivendo um momento crítico em sua história econômica. Com uma recessão profunda e níveis recordes de desemprego - principalmente entre os jovens -, o futuro econômico italiano depende também de seu futuro político. Se houver um impasse e ficar provado que a população rejeitou o as medidas e reformas definidas para conter a crise, os mercados, já instáveis, poderão se "assustar" e a crise da zona do euro entrará em uma nova fase; desta vez, a Itália será o epicentro da economia abalada da Europa.

É IMPORTANTE SABER QUE:
No caso de um impasse, há previsões de que a aliança formada por Mario Monti poderia apoiar a formada por Bersani; isso neutralizaria a ameaça da volta de Berlusconi ao poder e colocaria o governo nas mãos do grupo esquerdista.
Monti declarou não estar aliado à nenhum dos partidos disputantes e que não participará da eleição, mas que estará disposto a montar aliança com o partido que estiver de acordo com seus princípios esquerdistas.


PARA ENTENDER AINDA MELHOR:
Entenda as eleições na Itália
Monti rejeita disputar eleição, mas diz estar "disponível para liderar Itália"




Nenhum comentário: