segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Yoani Sánchez

QUEM?
Yoani Sánchez, de 37 anos; é uma blogueira cubana.

O QUÊ?
Atraiu atenção midiática com suas críticas sobre a situação social atual em Cuba, sob o governo de Fidel Castro e seu sucessor, Raúl Castro, em seu blog, Generación Y. Também está em pauta a veracidade de suas informações sobre a situação de Cuba, uma vez que fontes diversas acusam Yoani de ser apenas uma mercenária à serviço dos EUA.

QUANDO?
Seu blog existe desde 2007, porém somente nos últimos meses é que Yoani tem atraído atenção para sua mensagem de forma realmente significativa. É claro que os milhões de acessos que seu blog recebe desde sua criação não são recentes, mas é sua turnê mundial - quando pretende participar de conferências à respeito da situação política em Cuba, é claro - que lhe cedeu lugar na mira dos holofotes mundiais.

POR QUÊ?
Em seu blog, Yoani acusa o governo de Fidel e Raúl Castro de ser comunista, ditador e não-democrático. Como é de conhecimento geral, nenhuma dessas informações é falsa. "(...) Em Cuba, vivemos uma grande censura, um monopólio informativo, com um único partido que não permite a ascensão de outras forças politicas. Essa é a principal mensagem: Cuba não é um partido, só um homem. É plural, diversa", afirma Yoani, em discurso divulgado pela Exame. O grande motivo de Yoani ter se tornado notícia no mundo, no entanto, é em função de acusações sobre sua índole. Grupos isolados, como os jovens estudantes esquerdistas  brasileiros (grupos como UJS e União da Juventude Rebelião) e autores de outros blogs acusam a blogueira de ser uma "mercenária", usando argumentos e questionando fatos como o acesso que ela teria à internet, uma vez que Cuba nega este luxo aos seus habitantes; o por quê de suas reuniões com a embaixada norte-americana em Cuba serem "ocultas"; e muitas outras do mesmo cunho. No entanto, também são levantadas por estes mesmos grupos questões interessantes, como a posição de Yoani diante do governo norte-americano, que seria responsável por financiar o blog, além de apontarem a blogueira como uma desinformante, ou seja, uma pessoa que passaria informações, materiais e documentos falsos, com a finalidade de enganar e induzir terceiros à montar uma determinada imagem sobre determinado assunto. No caso, a imagem do governo Castro e da Cuba comunista.

É IMPORTANTE SABER QUE:
O senador petista Eduardo Suplicy posou como defensor da blogueira. Lembrando que o PT é um partido esquerdista.
O governo dos EUA seria um financiador do blog, uma vez que é constatado o contato entre Yoani e a SINA - que seria como um "escritório de interesses" dos EUA em Cuba.


PARA SE POSICIONAR, LEIA:

Yoani Sánchez defende fim do embargo entre EUA e Cuba
Sem protestos, Yoani Sánchez tem dia de turista no Rio
Yoani Sánchez: a mercenária e o teste do caixote




Um comentário:

Alexandre disse...

Minha conclusao sobre isso: corajosa essa mulher heim!