quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Redução de linhas de ônibus no Rio de Janeiro

O QUÊ?
A Secretaria Municipal de Transportes da prefeitura do Rio de Janeiro fez um plano para reduzir a quantidade de linhas de ônibus sobrepostas na Zona Sul. Dos 2.000 ônibus que rodam apenas nessa área da cidade, 700 serão desativados e retirados definitivamente das ruas. O órgão governamental informou que 20 novas linhas serão criadas exclusivamente para o novo modelo, já definido. 

HÃN?! FALA MAIS...
Apenas na região da Zona Sul existem 123 linhas, das quais 78 serão eliminadas, segundo o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani.
Ele explica que 70% das linhas serão aglutinadas, ou seja, unidas, e diz ainda que haverão dois principais corredores ligando a Zona Sul ao Centro. 
O primeiro corredor seria via Ipanema, Leblon, Copacabana e Centro, pelo Aterro do Flamengo. 
Já o segundo seria São Conrado, Gávea, Jardim Botânico, Botafogo e Centro, via Praia do Flamengo.
Esses dois corredores principais concentrarão a maioria das linhas. Ao todo, serão oito linhas principais, chamadas de linhas troncais.

Para ligar a Zona Sul ao Maracanã e à Rodoviária Novo Rio, serão criadas sete linhas integradoras. O sistema de integração entre linhas deve ser implantado, uma vez que a redução de diversas linhas faz parte do programa. A linha que vai da Barra da Tijuca até o Centro, por exemplo, levará apenas até a Zona Sul.
Não são previstas mudanças nas frotas intermunicipais.

MAS POR QUÊ?
Mesmo nas horas do rush, existem ônibus que rodam vazios na Zona Sul. Isso acontece devido ao excesso de coletivos em linhas sobrepostas nessa região, disputando passageiros nos mesmos pontos. Picciani afirma que os ônibus que fazem o circuito dessa área da cidade possuem ocupação média baixa.
Ele diz ainda que essa mudança vai otimizar a qualidade do serviço dos ônibus, e que aqueles que não possuem ar-condicionado devem sair de circulação.

De acordo com o subsecretário de Planejamento, Alexandre Sansão, o sistema que funciona hoje é herança de um programa sem planejamento, seguindo a lógica de que cada linha "pertenceria" à uma empresa. Sansão afirma que já existe um contrato de concessão e que as linhas da Zona Sul agora são operadas por um consórcio, o que elimina a lógica de cada empresa cuidando de uma linha.
Ele diz ainda que quando uma rota muito longa sobrepõe outra menor, essa longa deixa de existir e passa a ser integrada à menor. Isso aconteceu com a linha BRT, que utiliza a lógica de integração.

QUANDO?
O projeto previa a implantação para ser iniciada no mês de julho, e agora estima-se que ocorra nos três últimos meses de 2015, com previsão para o início de outubro. 

RESUME, FAZ FAVOR:
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro, existe um excesso de ônibus na região da Zona Sul. Agora as linhas que operam nessa área possuem consórcio, portanto não são mais dominadas por empresas diferentes. Isso permite que haja uma reestruturação do planejamento das linhas de ônibus nessa região. 
A prefeitura vai eliminar os ônibus que não são essenciais e que normalmente rodam com ocupação média baixa. 700 ônibus sairão de circulação, 78 das 123 que existem apenas nessa região serão desativadas e 20 novas linhas serão criadas especialmente para esse novo plano.

(Lembrando que existe relativamente pouca informação na internet e nas grandes mídias sobre o assunto.) 

LINK ESPECIAL:
Texto explicativo (e até certo ponto, de opinião) de Guilherme Braga Alves

PRA ENTENDER (AINDA) MELHOR:


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