quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Beagles do Instituto Royal

QUEM?
O Instituto Royal é um instituto de pesquisa que trabalha prioritariamente para a indústria farmacêutica.

ONDE?
Esse instituto fica localizado no interior de São Paulo, na cidade de São Roque, que fica a 66 km da capital. 

O QUÊ?
Cerca de 150 ativistas invadiram  o Instituto Royal de pesquisas científicas que realizava testes em cães da raça beagle; cerca de 200 animais foram resgatados. 
Esses ativistas são contra o uso desses animais para testes e pesquisas e antes da invasão já se encontravam no Instituto, realizando protestos.
Os testes realizados incluem medicamentos das pesquisas para cura do câncer, antibióticos e fitoterápicos da flora nacional.

E AÍ?
De acordo com o médico Marcelo Morales, coordenador do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) e membro da diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), nenhum dos animais retirados do instituto sofria maus tratos ou tinha mutilações. De acordo com Morales, mutilações e maus tratos aos cães poderiam inclusive prejudicar os experimentos e pesquisas: "Se os animais sofrem durante a pesquisa, isso interfere no próprio experimento. Não é de interesse ético, nem científico, que os animais sofram, muito pelo contrário. Os animais têm que estar saudáveis, sem estresse e em boas condições para que se tenham resultados confiáveis." 
Foram essas suspeitas de que os animais estivessem sofrendo que levou os ativistas a invadirem o local.
O médico ainda afirmou que milhões de reais foram "jogados no lixo", além de anos de pesquisas que beneficiariam seres humanos e os próprios animais.

PARA SABER MAIS:
O resgate dos beagles - Canal do Pirulla

Nenhum comentário: